Encontro Nacional pela Constituinte marca um ano do Plebiscito Popular
By Administrador On 31 jul, 2015 At 03:00 PM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

Na data que se comemora um ano da realização do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana por uma Reforma Política, que colheu cerca de 8 milhões de votos no país, no dia 04 de setembro de 2015 acontecerá o Encontro Nacional e Popular pela Constituinte em Belo Horizonte, Minas Gerais.

“A Central Única dos Trabalhadores (CUT) teve um papel importante no resultado do plebiscito”, disse o dirigente da CUT Nacional, Julio Turra.

97% das pessoas disseram SIM para a criação de uma Constituinte para mudar o sistema político, porque definiram que com este congresso não dá.

É que rola na Câmara dos Deputados uma Proposta de Emenda Constitucional de reforma política, conhecida como “contra-reforma”, que legaliza, entre outros pontos, o financiamento empresarial de campanha, um dos grandes motivos de corrupção.

“A prova tá feita com a gestão do Eduardo Cunha, que é cabeça do Congresso, e que seria necessário uma assembleia especificamente colocada para fazer a reforma política, de caráter constituinte, e com representantes eleitos sob novas regras: sem poder econômico, que é o fim do financiamento empresarial de campanha, voto em lista, representação feminina, entre outros temas que foram debatidos ao longo da campanha o ano passado”, destaca Julio.

A Secretaria Operativa nacional da campanha do Plebiscito, bem como entidades nela representadas, constata que há uma crise que se aprofunda nas instituições políticas, a qual atualiza a bandeira da Constituinte, que levantaram ao longo da campanha do Plebiscito Popular.

Os acontecimentos do primeiro semestre de 2015 que mobilizaram inúmeras mobilizações sindicais e populares em defesa da democracia, dos direitos sociais e trabalhistas diante dos ataques promovidos por uma ofensiva conservadora, em meio à uma crise econômica e política, aponta uma urgência em se reorganizar.

A proposta é que entidades e organizações que combatem e denunciam o caráter conservador e reacionário da farsa de reforma política que o atual Congresso está em vias de adotar, que preserva os privilégios dos parlamentares no financiamento empresarial de campanhas, se reúnam em Belo Horizonte.

O convite para participar e se engajar na preparação deste encontro é para todos e todas que apoiam e lutam, de forma mais ampla, uma reforma política democrática. O objetivo é somar-se na luta do povo brasileiro pela democracia, em defesa dos direitos e da Petrobras, contra qualquer retrocesso. 

Para os setores e entidades já engajados na campanha do Plebiscito Constituinte, a melhor maneira de comemorar o aniversário do vitorioso Plebiscito Popular de 2014 é a preparação do Encontro de Belo Horizonte. Ela dá a oportunidade para retomar ou reforçar os comitês populares na base, para realizar atividades de formação política, de agitação e propaganda do conteúdo da reforma política que queremos, preparando as delegações que estarão presentes na próxima Semana da Pátria na capital mineira com a palavra de ordem: Constituinte quando??? Já!!!    

“Esperamos ter uma boa representação dos comitês locais, que existem em vários estados, e ampliar para outras entidades o debate sobre essa saída, do ponto de vista político, pra crise institucional que nós vivemos”, afirma Júlio.

“Imaginamos relançar a batalha em outro patamar, que foi aquela que nós desenvolvemos o ano passado, no plebiscito popular”, finaliza o dirigente nacional da CUT.

 

 

Seguem as informações:  

Data: 04 de setembro de 2015 (sexta-feira)

Local: Belo Horizonte/MG

Mais informações sobre o encontro será publicado em breve no site da campanha do plebiscito




Fonte/extraído de: Encontro Nacional pela Constituinte marca um ano do Plebiscito Popular

comment closed