Sindicalismo no Serviço Publico é assunto de dissertação de mestrado
By Siserp Criciúma On 18 dez, 2015 At 03:44 PM | Categorized As Destaques | With 0 Comments

O  PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), que iniciou as atividades em 2013, teve nesta segunda-feira (14/12), a primeira defesa pública de dissertação do Mestrado. professora do curso de Direito da Universidade, e servidora da Procuradoria da Prefeitura de Criciúma, Raquel de Souza Felício, apresentou o trabalho , que foi acompanhado por professores e estudantes do PPGDS e de cursos de graduação da Unesc.

Segundo o coordenador do PPGDS, Alcides Goularti Filho, o momento é histórico para a Instituição, e marca a consolidação do projeto que tem como foco as questões regionais e que abrange diversas áreas do conhecimento. “Iniciamos um novo ciclo com as defesas desta semana (três dissertações). É um marco para o PPGDS, que hoje possui 41 alunos, sendo que destes, 15 fazem o Mestrado com bolsa”, comentou.

O diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, lembrou da importância de uma Instituição de Ensino abordar o desenvolvimento regional também em nível de pesquisa. “Não é fácil trabalhar nessa área e conseguimos movimentar professores e pessoas interessadas em estudar mais a fundo o desenvolvimento regional. Toda a equipe deste projeto está de parabéns”.

A apresentação do trabalho para o Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico teve a orientação do professor doutor João Henrique Zanelatto e coorientação do professor doutor Rafael Rodrigo Mueller. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores da Unesc Ismael Gonçalves Alves e Dimas de Oliveira Estevam, e da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Antonio Luiz Miranda.

 

12341032_971730102890500_2108268903858203969_n

A dissertação

O trabalho apresentado estudou a trajetória e a experiência dos trabalhadores do setor público municipal de Criciúma, no que se refere a sua organização coletiva, desde a criação da associação civil em 1979, percorrendo sua transformação em entidade sindical, em 1989, até o ano de 2014. A mestranda estudou a formação e a organização coletiva do grupo, considerando as peculiaridades do movimento sindical diferenciado que ocorre no serviço público.

Raquel, que também trabalha na Procuradoria do Município de Criciúma, contou que o tema escolhido vem ao encontro das atividades que exerce tanto na procuradoria quanto na Universidade, uma vez que leciona Direito do Trabalho e Práticas Trabalhistas e atua no CPJ (Centro de Práticas Jurídicas da Unesc). “Minha história na Unesc começou quando fui aluna da primeira turma de especialização na área do Direito da Universidade. Depois ingressei como docente da Instituição. É uma honra ser o primeiro aluno do PPGDS a defender sua dissertação. Sinto-me fazendo parte de um marco na Universidade”, comentou.

comment closed