Relatório da Comissão da Verdade da CUT será lançado no 12º CONCUT
By Administrador On 9 out, 2015 At 04:00 PM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), através da Secretária Nacional de Políticas Sociais da central,  lançará no seu 12º Congresso, que começa nesta terça-feira (13), no Palácio de Convenções do Anhembi, na zona norte da capital paulista, um relatório da Comissão Nacional da Memória, Verdade e Justiça da CUT.  

O projeto resgata a memória histórica de trabalhadores, militantes e sindicalistas que foram presos e mortos durante a ditadura, e que não foram incluídos na Comissão Nacional da Verdade, criado pela presidenta Dilma Rousseff.

O relatório é traz uma análise em quatro partes. A primeira aborda as violações dos direitos humanos durante o período da ditadura militar, além de trazer casos de trabalhadores (as).

A segunda apresenta atividades com apoio dos sindicatos cutistas e outros sindicatos. Na terceira, trás as recomendações sobre memória, verdade e justiça. Na última, aborda artigos de especialistas sobre as consequências da ditadura para a sociedade e uma entrevista com o ex-secretário de Direitos Humanos da Presidência, Paulo Vannuchi.

O secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, Expedito Solaney, considera esses crimes de lesa humanidade durante os anos de chumbo. “Vamos levar para o CONCUT esse debate, fazer campanha e manifestação pela punição desses militares e generais que foram responsáveis por isso”, destaca Solaney.

O dirigente também falou das expectativas para o Congresso da CUT, que começa nesta terça-feira (13), e rechaçou o golpe que está em marcha contra a presidenta Dilma. “O Congresso vem numa conjuntura difícil para os trabalhadores com essa política econômica do governo. Vamos lutar pela consolidação da democracia e dizer não ao golpe”, conclui.




Fonte/extraído de: Relatório da Comissão da Verdade da CUT será lançado no 12º CONCUT

comment closed