Mulheres CUTistas participarão de Conferência na CSA, no Panamá
By Administrador On 8 set, 2015 At 05:00 PM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

Com o objetivo de traçar estratégias concretas e inovadoras para contribuir no fortalecimento do movimento sindical das Américas, a partir desta quarta-feira (09) acontece no Panamá a “I Conferência de Mulheres da Confederação Sindical das Américas (CSA)” e reunirá líderes de diversas Centrais Sindicais de 22 países.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é a mais representativa, com 10 dirigentes presentes. Além da Secretaria de Mulheres Trabalhadoras, Rosane Silva, foram para o encontro: a Secretária Geral adjunta, Maria Aparecida Godoi Faria, Secretária Nacional de Comunicação, Rosane Bertotti, Secretária de Combate ao Racismo, Maria Julia Reis Nogueira, Secretária de Saúde do trabalhador, Junéia Martins Batista e Dirigentes da Confederações Nacionais dos Trabalhadores em Educação (CNTE-CUT) e dos Metalúrgicos (CNM), Catia Barboza Michielin.

Para Rosane Silva este primeiro encontro é muito importante para a CUT. “Isto significa abrir a participação das mulheres CUTistas de discutir os direitos da mulheres através da CSA, com mais amplitude e centralidade. Na Costa Rica, nos EUA, México, Brasil e em todos os países da América, as mulheres recebem menos que os homens, trabalham em lugares mais precarizados, têm responsabilidades com a família e a maioria está no trabalho doméstico remunerado e pouco valorizado”, destacou ela.

A democracia e o avanço das pautas femininas nos últimos anos também será discutido. “Tivemos avançamos em políticas públicas, entre elas, de combate à violência e a paridade na CUT em todos os Estados”, lembra Rosane.

“Temos a responsabilidade de contar nossas experiências e ouvir outras mulheres sindicalistas na CSA”, justifica Rosane.

 

Sobre a CSA

A Confederação Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas (CSA), é a expressão sindical regional mais importante do continente americano. Fundada em 27 de março de 2008 na Cidade do Panamá, ela filia 53 organizações nacionais de 23 países, que representam mais de 50 milhões de trabalhadores/as.

A CSA é a organização regional da Confederação Sindical Internacional (CSI) e tem diversas ações sindicais na região, como o pleno respeito aos e a promoção dos direitos humanos; a igualdade e equidade de gênero e a plena participação das mulheres em todos os níveis do movimento sindical e a democracia política, social, laboral e econômica baseada na soberania popular e enriquecida por mecanismos e instâncias de participação e diálogo efetivos.




Fonte/extraído de: Mulheres CUTistas participarão de Conferência na CSA, no Panamá

comment closed