Ministério da Saúde lança curso de saúde para a população negra
By Administrador On 21 ago, 2015 At 11:00 AM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

O Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lançaram uma nova oferta para o curso Saúde Integral da População Negra. Os conteúdos promovem o debate sobre o racismo institucional e trazem informações gerais sobre a população negra, sua cultura e práticas tradicionais de saúde.

O módulo gratuito é voltado a todas as categorias de profissionais de saúde, além de lideranças sociais e demais interessados no tema. Composto por três unidades e com carga horária de 45 horas, o curso utiliza a modalidade do ensino a distância.

O curso “Saúde da População Negra” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e será oferecido pela Secretaria Executiva da UNA-SUS. A demanda para criação de um curso que abordasse o tema veio do Conselho Nacional de Saúde (CNS), responsável pela aprovação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), instituída pelo Ministério da Saúde em 13 de maio de 2009, por meio da Portaria nº 992.

O curso visa, entre outros objetivos:

– Identificar a Política Nacional da Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no Sistema Único de Saúde (SUS);

– Identificar as iniquidades referentes à saúde da população negra por meio dos dados epidemiológicos, abordando o racismo institucional em todas as suas dimensões (interpessoal e pragmática);

– Aplicar as estratégias da comunicação culturalmente efetiva no encontro com pacientes, famílias e comunidades negras.

Carga horária: 45 horas, totalmente a distância e autoinstrucional.

Para se matricular na segunda turma do curso, clique aqui.

Período de realização do curso: 22 de outubro de 2014 a 19 de julho de 2015.

Público-alvo: O curso é voltado aos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica, especialmente aos participantes do Programa Nacional de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. Além disso, também é aberto ao público, sendo ofertado para profissionais de quaisquer áreas do conhecimento que se interessem pelo tema.




Fonte/extraído de: Ministério da Saúde lança curso de saúde para a população negra

comment closed