Filiações são livres e existem há 27 anos
By Siserp Criciúma On 19 dez, 2017 At 02:23 PM | Categorized As Destaques, Notícias, Siserp, Slides | With 0 Comments

A filiação ao Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal de Criciúma é livre há 27 anos, desde a fundação do SISERP.

Desde então, cada sócia(o) autorizou a contribuição associativa, que é diferente do extinto imposto sindical. Porém, há dois meses o prefeito de Criciúma deixou de fazer o desconto das sócias e sócios do Sindicato. Prefeito, com isso, decretou a desfiliação de todas as pessoas.

A administração levou aos locais de trabalho uma ficha de para que fossem feitos recadastros. Porém, nunca houve a desfiliação da base do Sindicato.

Nós afirmamos que não é necessário tal recadastro, pois os que se desfiliam, quando o fazem, vêm até o Sindicato e nós prontamente informamos ao RH da prefeitura.

Nossos mais de 2 mil sócios(as) são por livre opção individual. Temos cada registro arquivado, assim como o RH da prefeitura também tem.
O poder público é proibido de interferir na organização sindical. Compete somente ao Sindicato filiar ou desfiliar sócias(os), conforme garante o estatuto sindical e a Lei Federal, veja:

ART. 8º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:

I – a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical.

comment closed