Fesp anuncia novo curso de Mídia, Política e Sociedade
By Administrador On 15 jul, 2015 At 01:00 PM | Categorized As CUT Nacional, Notícias | With 0 Comments

A Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP), criada em 1933, é uma instituição de excelência no ensino superior e tem como preocupação central formar profissionais capazes de compreender de maneira crítica e reflexiva a sociedade em que vivemos. Por isso nos preocupamos em oferecer cursos no âmbito da pós-graduação que se debrucem sobre temáticas que fazem parte do debate contemporâneo.

É com essa preocupação que criamos o curso de Mídia, Política e Sociedade, por entendermos que os meios de comunicação ocupam um papel central nas dinâmicas sociais, políticas, econômicas e culturais na sociedade contemporânea. No período recente da história brasileira a circulação de informações tem sido fundamental para a configuração da opinião pública, definindo a percepção que a sociedade tem dos partidos políticos, dos movimentos sociais e das instituições públicas.

 A atuação das empresas midiáticas na produção e disseminação de conteúdos sobre as questões relevantes do debate nacional colocam-nas no centro da definição das formas hegemônicas de compreender os desafios de nossa sociedade. Por isso acreditamos ser de fundamental importância a análise do funcionamento e dos posicionamentos dessas empresas nesse processo.

 O diálogo com setores atuantes na sociedade, tais como os movimentos sociais e sindical, têm a tarefa fundamental de qualificar a discussão oferecendo informações sob a perspectiva dos trabalhadores e das classes populares, além de oferecer um ponto de vista contra-hegemônico sobre os temas veiculados pelos meios de comunicação de massa. Esse papel fundamental deve ser qualificado para que possa oferecer argumentos que se contraponham às concepções divulgadas pela grande mídia, que muitas vezes apresenta uma visão distorcida da legitimidade das lutas populares e dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida.

No curso de Mídia, Política e Sociedade os participantes estudam e desenvolvem uma compreensão dos processos comunicacionais relacionados à sociedade, à política e à cultura de forma reflexiva e crítica. A partir das categorias conceituais das Ciências Sociais e da Teoria da Comunicação, a proposta das disciplinas é oferecer instrumentos teóricos, conhecimento científico e análise de experiências empíricas para qualificar sua formação e aprimorar a atuação profissional e/ou acadêmica. O objetivo do curso é, por meio de análises multidisciplinares, proporcionar o estudo da atuação da mídia nas relações com o sistema político, sociocultural e econômico contemporâneo.

O curso conta com corpo docente composto por mestres e doutores com experiência na docência e na pesquisa e está capacitado para articular os debates desenvolvidos em sala de aula.

Convidamos a conhecer nossa proposta em nosso site e coloco-me à disposição para quaisquer esclarecimentos. Para mais informações acesse o site da Fesp: http://www.fespsp.org.br/pos_graduacao

Atenciosamente,

Rosemary Segurado

Coordenadora do Curso de Mídia, Política e Sociedade




Fonte/extraído de: Fesp anuncia novo curso de Mídia, Política e Sociedade

comment closed