CNTU promove III Curso de Formação Sindical em Maceió
By Administrador On 15 out, 2015 At 12:00 PM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

Começa nesta quinta (15) a terceira edição do seu Curso de Formação Sindical, com o objetivo que qualificar os dirigentes e fortalecer as entidades organizadas. Economistas, engenheiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas e odontologistas se reunirão com palestrantes convidados em Maceió, Alagoas, com o propósito de debater temas essenciais à atividade sindical.

Organizado pela CNTU realizará, serão dois dias voltado aos dirigentes dos sindicatos que formam a base da CNTU, essa terceira edição chega a Maceió focando no público da região Nordeste. “O objetivo do curso é fornecer elementos para que os sindicatos consigam planejar melhor suas ações e tenham condições mais efetivas de atuação”, explica José Carrijo Brom, coordenador do Departamento de Formação Sindical da CNTU.  As edições anteriores aconteceram em Brasília (DF) e Belém (PA).


Programação

Uma das novidades deste ano é o painel sobre gestão de entidades sindicais. “O curso está bem consistente, com palestras que trazem informações significativas. Por exemplo, temos que saber a melhor forma de atuar dentro da conjuntura econômica e política atual. E também vamos trazer outro tema fundamental que é a comunicação, abordando qual a melhor forma de se comunicar com a base”, adiantou Carrijo.


No 15 de outubro, caberá a Clemente Ganz Lúcio, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), avaliar a conjuntura econômica brasileira, seguido do consultor sindical da CNTU, João Guilherme Vargas Netto, que abordará o cenário político e sindical

À tarde, os temas serão a previdência, aposentadoria e fator previdenciário, apresentados pela professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Denise Lobato Gentil; a ameaça da terceirização, pela juíza do Trabalho, Antônia Mara Loguércio; e a pauta dos trabalhadores no Congresso Nacional, pelo diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), Antônio Augusto de Queiroz.

A manhã de 16 de outubro terá início com um painel sobre negociação coletiva e o papel da Justiça do Trabalho, com os desembargadores Davi Furtado Meirelles e Ivani Contini Bramante, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP). O presidente do Sindicato dos Economistas de São Paulo (SindeconSP), Pedro Afonso Gomes, fará a apresentação seguinte, sobre a gestão das entidades sindicais.

A tarde será dedicada ao tema que vem preocupando a sociedade como um todo: a comunicação, com palestra do especialista na atividade desenvolvida pelos trabalhadores, o jornalista João Franzin, diretor da Agência Sindical.

Em vários momentos ao longo da programação, haverá debate com o público sindicalista participante.  O curso será realizado no Hotel Radisson – Av. Dr. Antônio Gouveia, 925 – Pajuçara – Maceió/AL. Informações e inscrições podem ser obtidas pelo atendimento@cntu.org.br.

 




Fonte/extraído de: CNTU promove III Curso de Formação Sindical em Maceió

comment closed