10º Congresso da CUT-MS acontecerá de 27 a 29 de agosto
By Administrador On 25 ago, 2015 At 03:00 PM | Categorized As CUT Nacional | With 0 Comments

A Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, entidade representante de mais de 200 mil trabalhadores e mais de 120 sindicatos filiados na base, realizará o seu 10º Congresso Estadual, na cidade de Ponta Porã, entre os dias 26, 27 e 28 de agosto.

A abertura solene do evento acontecerá na sede do SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Ponta Porã), a partir das 18hs do dia 27 de agosto, na cidade conhecida como “Princesinha dos Ervais”.

O 10º Cecut-MS é um evento que integra o Congresso Nacional da CUT que está em sua 12ª edição. O evento traz como tema principal: Educação Trabalho e Democracia. Direito não se reduz, se amplia.

O tema do Congresso faz alusão ao momento de crise econômica que tem batido às portas dos países no mundo. A CUT luta para que a conta da crise nãos seja paga pelos trabalhadores, por esta razão tem realizado protestos e importantes debates na sociedade defendendo os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, lutando contra todas as propostas que visam reduzir direitos, tais como o ajuste fiscal do governo central, a retirada da Petrobrás como operadora principal do Pré-Sal, a aplicação do Fator 85/95 nas aposentadorias, sem progressividade, a manutenção da política de valorização do salário mínimo, contra a redução da maioridade penal, entre outros.

Além destas questões, a Central Única dos Trabalhadores em todo o país e também no Mato Grosso do Sul, não se furtou a fazer uma dura luta em defesa da democracia brasileira, contra qualquer tentativa de golpe político que setores conservadores da sociedade vêm propondo contra a Presidência da República eleita em 2014.

O 10º Congresso Estadual da CUT-MS também debaterá o tema da conjuntura política e econômica do Mato Grosso do Sul, além de debater a organização interna da Central e seu plano de lutas.

Homenagem

Nesta edição, o 10º Congresso Estadual da CUT-MS homenageia Alexandre Takachi de Sá, dirigente sindical do SINTECT-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Correios, Telégrafos e Similares do Mato Grosso do Sul) que faleceu em um acidente de carro na noite de 10 de Junho de 2014, na BR 060 entre Sidrolândia e Campo Grande, quando este retornava de uma Assembleia de Base realizada na cidade de Dourados-MS.

Alexandre Takachi era um líder nato, dinâmico, preparado, com visão, aberto ao diálogo, mas que defendia seu ponto de vista, visão sindical e de mundo com veemência.  Não mensurava esforços, até mesmo com sacrifício pessoal, para representar com independência, autonomia e sabedoria os trabalhador@s dos Correios e Telégrafos.

Sem dúvida era uma liderança política nova, sem vícios e que certamente fará falta na luta dos trabalhadores, índios, sem-terra, mulheres, negros e setores excluídos da sociedade, ao qual apoiava incondicionalmente.

Alexandre Takachi, Presente!

PROGRAMAÇÃO

O credenciamento dos delegados/as titulares começa na quinta-feira (27/08), das 14h às 19h no SIMTED de Ponta Porã. A abertura oficial do evento será às 19h, no mesmo local, com apresentações culturais e contará com a presença de lideranças políticas nacionais, estaduais e municipais.

Na sexta-feira (28), nos períodos da manhã e tarde, serão realizados os debates em grupos de discussão. O encerramento do 10º CECUT-MS acontece no Sábado (29) com a aprovação do plano de lutas e a eleição da nova direção da Central.

Confira programação na íntegra:

10°. Congresso Estadual da CUT/MS – Alexandre Takachi
Data: 27 a 29 de agosto de 2015
Local: SIMTED Ponta Porã 27.08.15  (Quinta-feira)

14h00 – Credenciamento.

18h30 – Mística de Abertura

19h00 – Homenagem ao companheiro Alexandre Takachi

19h30 – Apresentação Cultural.

20h00 – Abertura Oficial – Mesa de Convidados (as).

20h30 – Conjuntura Internacional, Nacional e Estadual. Convidado: Membro da Executiva Nacional da CUT.

28.08.15 / Sexta-feira.

08h00 – Apresentação Cultural.

08h30 – Aprovação do Regimento do 10º. Congresso Estadual.

09h00 – CUT: cenário sindical atual: desafios e possibilidades. Convidado: Membro da Executiva Nacional da CUT. Exposição e Debate

12h00 – Almoço

14h00 – Encerramento do Credenciamento.

14h00 – Trabalhos em Grupos – Caderno de Textos do 10º. CECUT/MS.

Debater nos Grupos o Caderno de Textos do 10º. CECUT/MS. 

Apresentação de propostas complementares.

19h00 – Jantar

29.08.15 / Sábado

08h00 – Apresentação Cultural.

08h30 – Plenária Final. Aprovação das emendas ao Caderno de Textos do 10º. CECUT/MS. Apresentação e votação das propostas apresentadas e debatidas nos grupos.

10h30 – Prestação de Contas da atual Gestão da CUT/MS.

11h00 – Início do Processo Eleitoral Constituição da Comissão Eleitoral.

Apresentação da (s) Chapa (s).

11h30 – Início da votação.

12h00 – Almoço e Encerramento

 




Fonte/extraído de: 10º Congresso da CUT-MS acontecerá de 27 a 29 de agosto

comment closed